
A formação de professores é um processo que se estende ao longo da vida e da carreira dos educadores, independentemente de fases, etapas ou modalidades de sua execução.
Mais especificamente, a Formação Continuada de Professores compreende processos planejados que visam agregar, a qualquer tempo, novas competências e habilidades pedagógicas e novos conteúdos curriculares aos professores em serviço, habilitados e não habilitados. Embora não se constitua objeto da presente abordagem, formação inicial, por sua vez, caracteriza-se por um período escolar definido, em que candidatos à docência na educação básica cursam programas de licenciatura, em nível de graduação.
O conceito de Formação Continuada aqui adotado caracteriza-se por um processo de formação que associa diferentes tipos e modalidades de estudos, de forma que o professor possa, coletiva ou individualmente, adquirir novos conteúdos, competências e habilidades, organicamente desenvolvidos, levando-o à auto-aprendizagem e à aprendizagem colaborativa, no âmbito escolar ou fora dele. A Formação Continuada visa ampliar e qualificar a aprendizagem dos estudantes por meio do aperfeiçoamento da formação e prática pedagógica do professor.
A principal razão para que a SED trace uma política para a Formação Continuada deve-se à constatação de que nenhum sistema educacional alcança qualidade na educação básica sem que seus professores e gestores tenham formação inicial e continuada de qualidade.
http://www.sed.sc.gov.br/educadores/programa-de-formacao-continuada
Mais especificamente, a Formação Continuada de Professores compreende processos planejados que visam agregar, a qualquer tempo, novas competências e habilidades pedagógicas e novos conteúdos curriculares aos professores em serviço, habilitados e não habilitados. Embora não se constitua objeto da presente abordagem, formação inicial, por sua vez, caracteriza-se por um período escolar definido, em que candidatos à docência na educação básica cursam programas de licenciatura, em nível de graduação.
O conceito de Formação Continuada aqui adotado caracteriza-se por um processo de formação que associa diferentes tipos e modalidades de estudos, de forma que o professor possa, coletiva ou individualmente, adquirir novos conteúdos, competências e habilidades, organicamente desenvolvidos, levando-o à auto-aprendizagem e à aprendizagem colaborativa, no âmbito escolar ou fora dele. A Formação Continuada visa ampliar e qualificar a aprendizagem dos estudantes por meio do aperfeiçoamento da formação e prática pedagógica do professor.
A principal razão para que a SED trace uma política para a Formação Continuada deve-se à constatação de que nenhum sistema educacional alcança qualidade na educação básica sem que seus professores e gestores tenham formação inicial e continuada de qualidade.
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